Jornalismo Indiscreto

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Meningite



O Instituo Pedro Arthur, uma ONG voltada para a saúde, recolhe assinaturas no centro de BH, para distribuir gratuitamente a vacina contra a Meningite Bacteriana.
A proposta de vacinação contra a Meningite Bacteriana no calendário nacional foi levada esse ano pelo secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, à Brasília.
A secretaria de Estado da Saúde informou que apenas a imunização contra a Meningite ( HEMÓFILOS ) é feita em postos de saúde.
Nas demais formas de Meningite, o fornecimento gratuíto só é feito a pacientes especiais nos centros de referência imunobiológicos e em casos de surto.
A Meningite é uma doença que pode se manifestar o ano todo, causada por vírus, bactérias e fungos.
No adulto, os sintomas são febre, dor de cabeça, vômitos, prostração, rigidêz na nuca e convulsões. Já na mãe que está amamentando, os sinais são menos específicos, com prostração, falta de apetite, irritabilidade e crises convulsivas. Na forma Meningocócica, pode haver uma infecção generalizada, levando o paciente à morte.
Uma tenda montada na Praça Sete, está recolhendo assinaturas para garantir a inclusão das vacinas contra as Meningites Bacterianas no calendário de imunização do Sistema Nacional de Saúde, o ( SUS ).
O abaixo assinado já conta com adesão de seiscentas mil pessoas em todo o Brasil e exige a imunização de graça e universal para uma doença com alto índice de óbitos e de sequelas neurológicas gravíssimas.
O instituto Pedro Arthur, responsável pelas coletas das assinaturas em todo o país, leva o nome de uma criança que foi vítima da doença. O menino sobreviveu mas ficou com profundas marcas.
O pai do garoto, Rodrigo Diniz, afirmou que Pedro tem de tomar um medicamento diário para reforçar a musculatura respiratória que custa 187 Reais.
Diniz acredita que os elevados custos com o tratamento de sobreviventes da Meningite Bacteriana já são suficientes para justificar a vacinação gratuíta pelo SUS. Ele espera sensibilizar ainda mais as pessoas e as autoridades, já que existem cerca de 20 milhões de crianças na faixa etária em que a imunização é recomendada.


Repórter: Juarez Rodrigues

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial