Jornalismo Indiscreto

segunda-feira, 27 de abril de 2009

O que você está fazendo?

Clique na imagem para ampliar
Você já Twittou?
Mas o que é isso?
O fenômeno vem da conectividade e vai transformar a maneira como conversamos, assimilamos conhecimento e expomos nossa intimidade. É como se você entrasse na vida dos outros e eles na sua.
Expor, receber e partilhar pela internet parece ser a nova exigência social do século XXI.
Estudo da Nielsen Online mostra que 66,8% das pessoas que usam a internet no mundo estão em redes sociais, enquanto somente 65,1% delas usam e-mails.
“Vivemos a era da exposição e do compartilhamento. Público e privado começam a se confundir. A idéia de privacidade vai mudar ou desaparecer”.



O texto acima tem exatamente 140 caracteres. Uma síntese de uma idéia complexa.
Não é uma prática fácil, mas é bom ir se habituando e se familiarizando com estes pequenos textos pois milhões de pessoas já o praticam.
Com a fusão das práticas da internet com às da telefonia celular, tem trazido mudanças radicais de costumes. Elas querem se exibir e querem ver tudo.



O Twitter, novo serviço de troca de mensagens pela internet, criado em 2006, e que só decolou no ano passado, já conta com mais de 6 milhões de usuários em todo o mundo.
Assim como os torpedos dos celulares que contam com no máximo de 140 toques, as mensagens doTwitter circulam pela internet. Em vez de ir apenas para uma pessoa como nos celulares, a mensagem do Twitter vai para todos os seus “seguidores”, pessoas autorizadas a acompanhar o emissor.



O ritmo é determinante para o sucesso do Twitter. Com uma pergunta básica- “O que você está fazendo?” Inexplicavelmente as pessoas não param de trocar mensagens.
Como é possível postar do celular, os Twitteiros não descansam e narram o trivial e minudências como: o ônibus que pegou quebrou, o sanduíche do Bob’s estava estranho, o filme com Tom Cruise é um fracasso, estou assistindo no Mineirão a decisão entre Atlético e Cruzeiro, e outras notícias corriqueiras.



Essa facilidade de informar com rapidez é um dos trunfos do serviço.
As pessoas acostumadas e ambientadas à rede aproveitam a simplicidade e mobilidade do Twitter e dão nova função à ferramenta. Está virando uma forma de “o que eu estou pensando” e “o que eu estou vendo”, transformando-se, gradualmente, em um painel global de percepções instantâneas, como um mar de insights de várias procedências e profundidades.
O pai doTwitter é o programador americano Jack Dorsey que desenvolvia programas para rastrear motoristas de táxi e deu outra finalidade também à mesma tecnologia desenvolvida.
A aplicação da invenção de Jack embora tenha milhões de entusiastas, há outros que discordam da rede social. O tema tem sido motivo de várias controvérsias.



Há quem diga que “ela é uma plataforma tecnológica, como o telefone. As pessoas darão a ele o uso que quiserem dar”, enfatizou a pesquisadora Suzannah Fox, do Pew Internet and American Life Project, em entrevista à revista Época.
Com tudo, o futuro do Twitter ainda é uma incógnita. Sites como o Google estão de olho. Os sócios do Twitter recusaram uma oferta de compra de US$500milhões em ações da empresa do Facebook e admitem a idéia de que não sabem o que fazer para produzir dinheiro com a operação. Para se ter uma idéia, “o Twitter recebeu US$55milhões em investimentos de risco e ainda não produziu um centavo se quer de lucro. Não há por trás dele um modelo de negócio consistente.



E sem um modelo de negócios, ele poderá acabar, sendo uma tremenda ironia o sucesso do Twitter ser tão breve quanto uma mensagem de 140 toques”, como defende o professor Sílvio Meira, da Universidade Federal de Pernambuco, usuário assíduo da rede de relacionamentos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial